"E o povo vaiou o sol"

Veículos de comunicação registraram a famosa vaia na Praça do Ferreira no dia 30 de janeiro de 1942. O jornal O Povo tratou do assunto com a matéria “O Sol recebeu tremenda vaia”. No relato, o repórter conta que a cidade recebeu um “batismo salutar de chuvas, numa demonstração auspiciosa da chegada do inverno”. De acordo com historiadores, a vaia se explica porque naquele ano, o Ceará enfrentava um forte período de seca e a chuva vinha aliviar um pouco o grande calor na época.

Depois do cessar da chuva, o repórter relatou o comportamento dos passantes no momento: “Quando o sol, tão bravo nesses últimos dias, ia conseguindo varar as grossas nuvens, lá no alto, num esforço desesperado para aparecer, os alegres circunstantes, olhando para o alto e apontando, começaram uma demonstração estrondosa, vaiando o astro vencido e apagado, naquele momento, num grito uníssono de várias bocas. Mas afinal o velho Rei das alturas venceu, botando todo o corpo vermelho para fora das nuvens e dispersando os vaiadores”. (www.fortaleza.ce.gov.br)

Memória: por volta de 10h30, os participantes iniciaram a vaia, animando quem passava pela Praça SILVANA TARELHO

67 anos apos os os fortalesense voltam a vaiar o astro rei, Com muito humor, músicas e danças, os transeuntes foram chamados para, novamente, vaiar o sol. Para  o escritor e psicanalista Jansen Viana, autor do livro infantil ‘A Vaia no Sol’, em 1942, a vaia tornava-se simbólica pela prevalência no Estado da agricultura dependente diretamente de chuvas, mas não deixa de demonstrar a capacidade do cearense de usar o humor para superar as situações adversas.

Hoje, não se pode afirmar o mesmo. Principalmente, devido ao turismo, o sol é bem-vindo em qualquer época para grande parte da população, embora a chuva continue sendo esperança para sertanejos. “Independente, a intenção é preservar a nossa capacidade de superação. É típico do cearense sobreviver e resistir sempre com bom humor”. Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s