A Arvore da vida é Cearense

A carnaubeira é considerada a árvore símbolo do Estado do Ceará. Fonte Diário do Nordeste

Quem mora ou morou no Ceará sabe bem dessa planta, já cruzou varias vezes com ela por ai o que pouco se sabe é que essa planta é nativa do Nordeste brasileiro especificamente do Ceará. Em 30 de março de 2004, pelo Decreto Lei N° 27.413, o então governador Lúcio Alcântara, instituiu a carnaúba como árvore símbolo do Ceará, passando inclusive a integrar o brasão do Estado. A decisão foi tomada considerando a importância de promover a conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento do valor histórico, cultural e paisagístico da árvore. Em seu Art.2º, o dispositivo legal condiciona o corte da carnaúba à autorização dos órgãos e entidades estaduais competentes.

Por tratar-se de uma planta adaptada ao clima semi-árido, a carnaúba oferece possibilidades de atividades econômicas mesmo durante o período de estiagem, tratando-se portanto de importante alternativa na composição da renda familiar das comunidades rurais.

Vários são os produtos que tem como materia prima a carnaúba.

A cera de carnaúba é um produto usado em um grande número de indústrias. Algumas vezes chamado de “Rainha das Ceras”, a cera de carnaúba tem um ponto de derretimento muito maior que outras ceras (78 graus Celsius), além de ser extremamente dura. Isso faz com que seja ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, entre outros. Adicionalmente, a cera de carnaúba aparece em doces, polimentos, vernizes, produtos cosméticos e em muitos outros lugares

Bagana é a palha resultante da extração da cera da folha da carnaúba. A cera tem diversas aplicações industriais, e é também exportada. A palha pode ser aproveitada para fins agrícolas em compostagem ou como cobertura morta, para ajudar a conservar a umidade do solo.

Atesanato. A palha da carnaúba também é muito utilizada para desenvolver peças artesanais como cestas, trançados, bolsas, chapéus e caixas de beleza inigualável e muito apreciada por turistas que visitam a região, tornando-a também em fonte de renda da população local.

Copernicia prunifera - Carnaúba

Projeto Carnaúba

É um projeto com objetivo de realizar um estudo propositivo do Arranjo Produtivo Local (APL) da exploração e manejo da cultura da carnaúba (Copernícia Prunífera), buscando construir uma proposta de revitalização dos carnaubais nos municípios da região noroeste do estado do Ceará, com a participação dos atores envolvidos na produção, industrialização e comercialização dos produtos extraídos da carnaúba, visando diagnosticar as potencialidades e problemas através de dados e informações já existentes e a construção de novos conhecimentos.

Artesanato feito da palha de Carnaúba

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s