João Miguel da Fonseca Lobo, nosso Einstein

“… a  natureza não admite, realmente, corpos nem movimento nenhum absolutamente, e, bem assim, que a luz solar, caindo sobre o nosso planeta, tem uma temperatura relativamente fria, não sendo, portanto depascente (que corrói, que se alastra), e que chega à superfície da Terra em linhas quebradas, curvas e angulosas”

João Miguel da Fonseca Lobo, em 1912, na obra ‘A Hypothypose do Mundo’

Autor de estudo sobre a lei da relatividade, publicado vinte anos antes da teoria de Albert Einstein, João Miguel da Fonseca Lobo ou (Fonseca Lobo) nasceu a 29 de Setembro de 1849, em um Sitio denominado—Sussuanha ou Suassú-anha, município do Campo Grande, sobre a Serra da Ibiapaba. Na edade de seis annos completos entrou numa escola de letras, na villa de Santa Quitéria, aonde passou a infância e aos doze anns foi negociar com fazendas na Serra do Machado. Quando aos 26 preparou-se para ir matricular-se na Escola Militar do Rio de Janeiro, mas, indo antes ao Amazonas a tratar de cobranças lá permaneceu 15 anos, num trabalho permanente, árduo e penosíssimo, com o fim único de ganhar dinheiro para ajudar aos velhos paes e família já muito empobrecidos pela secca de 1877. Em 1891 mudou-se de vez para Fortaleza.

Em 10 de Janeiro de 1938 morre  aos 88 anos, em homenajem  é hoje nome de rua em Fortaleza.

Uma resposta para “João Miguel da Fonseca Lobo, nosso Einstein

  1. Congratulações pelo belo Site. gostaria de fazer uma pequena retificação: A data correta da chegada definitiva do Mestre Fonseca Lobo em Fortaleza é 1891, naturalmente que se tratou de erro de digitação.
    Se quiser honrar-nos com uma visita à nossa humilde “choupana eletrônica”, o endereço é http://www.pianoclassico.org .Lá, temos à disposição os livros, “Jesus Cristo e Maria Magdalena-Lenda Judaica, Traços Românticos” e “A Hipotipose do Mundo”. Para acessá-los basta clicar na seção “E-books”.
    Saudações, forte abraço
    lobão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s