Carnaval em Guaramiranga, sô se for com Jazz e Blues

Desde 2000, Guaramiranga cidade a 11o km da capital cearense mantem a tradição do já famoso festival de Jazz e Blues. O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC. A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente do Ceará.

No primeiro ano, (2000) para a população e visitantes parecia um SONHO impossível. Para os artistas convidados, participar de um festival de jazz & blues, no Ceará, em pleno carnaval e com um casaco na bagagem, parecia pegadinha. Acreditaram nessa harmônica viagem nomes como Toninho Horta, Flávio Guimarães e André Cristóvam. Do estado, 12 grupos subiram a serra para tocar no palco do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Uma exposição foi instalada no hall do Teatro Municipal Rachel de Queiroz para contar a história do jazz. As tardes do carnaval eram ocupadas com workshops e ensaios abertos ao público. À noite shows e jam sessions. Foi um sucesso!

PIONEIRISMO e a ousadia de um festival jazzístico em pleno Carnaval deram certo. A notícia se espalhou entre bandas e artistas de vários estados do Brasil. Atendendo pedido do público, o Festival desceu a serra após o Carnaval para mais um show de Nuno Mindelis, dessa vez, em Fortaleza, lotando o Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Era o início do crescimento do Festival, que começava a se expandir para além das fronteiras serranas, chegando à capital.

Com a credibilidade conquistada, o Festival deu trabalho à curadoria, que virou noites selecionando material enviado por bandas e instrumentistas de todo o país. Na terceira edição, o Festival seguiu também para as cidades de Aratuba e Palmácia, próximas a Guaramiranga. Em Fortaleza, após o Carnaval, mais Festival durante quatro dias no Anfiteatro do Dragão do Mar, com atrações que marcaram a programação serrana. Nos anos seguintes o festival mantem a tradição em 2001 alem de Guaramiranga e Fortaleza houve uma edição em Sobral

http://www.jazzeblues.com.br/

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s